segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como ensinar uma criança com discalculia


Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem em que, o aluno é incapaz de compreender conceitos matemáticos, lembre-se a seqüência correta de passos na resolução de problemas ou reconhecer representações matemáticas. É como a dislexia, mas em vez de palavras, o problema é com os números. Antes de adotar qualquer estratégia de ensino para uma criança com discalculia, é necessário conhecer as áreas específicas de discalculia que afetam uma criança.

Algumas das áreas gerais de deficiência de aprendizagem relacionados à matemática discalculia estão listados abaixo:

Dificuldades * Memória: Uma pessoa é completamente incapazes de se lembrar ou se lembra de forma incorreta. Exemplo: uma criança pode esquecer a tabuada ou pode esquecer um passo na resolução de problemas.

* Problemas auditivos e Escrita: Uma pessoa tem dificuldade em seguir instruções orais ou tomar parte em exercícios orais. Também poderia ser que uma pessoa é incapaz de escrever problemas matemáticos. Exemplo: uma criança pode recitar números na seqüência errada ou escrever dígitos em tamanhos grandes.

* Os Spatial-Visual Dificuldades: A pessoa é incapaz de visualizar conceitos matemáticos, representações ou processos. Exemplo: uma criança confunde 6 com 9 ou é incapaz de distinguir ou dizer o tempo usando um relógio de marcação.

Estes são apenas alguns dos exemplos de como a discalculia pode afetar a capacidade de uma pessoa em lidar com matemática, mas cada indivíduo tem seus próprios pontos fracos. Enquanto ensinava problemas de matemática a uma criança com discalculia, os seus pontos de fraqueza deve ser abordada de forma eficaz e de uma forma que vai ajudar a criança a gostar de aprender.

Estratégias de ensino para alunos com discalculia

Como ensinar todas as outras crianças, estratégias de ensino para alunos com discalculia deve ser feita o mais interessante possível. Torne o aprendizado interativo, alegre e criar uma atmosfera amigável. Algumas estratégias que você pode adotar enquanto ensinava problemas de matemática a crianças com discalculia são dadas abaixo.

Imagery: As crianças têm uma imaginação muito ativa. Assim, em geral, eles se lembram melhor quando eles podem desenhar, ou imaginar algo. Para isso, você pode fazer uso de:

* Os desenhos e diagramas (por exemplo, o que representa um problema de matemática sob a forma de um desenho)

* Color Coding (por exemplo, usar uma cor para um dígito em unidades de lugar e outro para o lugar em dezenas)

* Imagens (por exemplo, uma imagem colorida de círculos tornará mais fácil e interessante para lembrar)

Ações e Jogos: Inclui actividades e jogos em sua estratégia de ensino não só torná-lo divertido, mas também interativo. Ele irá abrir a criança e ele / ela vai aumentar a auto-esforço. O uso de ações (por exemplo: usando os dedos para a multiplicação) é outra maneira eficaz de ensinar. Um jogo de chão em que uma criança tem para localizar números ou representações que estão sendo lidos, vai ajudar a criança a lembrar-los. Há muitos jogos de cartas disponíveis na Internet que você poderia usar.

Simplificação: Composição conceitos matemáticos complexos em partes menores e mais fáceis. Isto irá permitir que a criança a entender mais rápido e muito melhor. Para isso, você poderia usar:

* Flashcards: Escreva uma ou duas partes ou etapas de um conceito complexo ou problema em um cartão flash. Peça à criança que lê-los, e uma vez que são aprendidas, embaralhar todas as cartas e pedir a ele / ela para organizá-los em uma seqüência muito parecido com um jogo.

* Chunking: Faça um "pacote" ou "equipe" de passos simples e passar por eles um por um.

Correlacionar: Relacionando um conceito matemático ou um problema a uma situação da vida real e da experiência de uma criança teve, vai criar uma sensação de familiaridade com ele, assim, ajudando na sua compreensão. Por exemplo, explicando um problema de matemática em termos de número de chocolates que uma criança tinha ontem fará a resolução de problemas interessante e mais fácil.

Música e Ritmo: Dar uma música de ritmo ou definição de conceitos que têm de ser memorizado será mais útil do que simples exercícios orais. Por exemplo, você poderia fazer uma criança 'cantar' a tabela de tempos para uma canção popular.

One-on-one Sessões e interação do grupo: Nas fases iniciais do ensino de crianças com discalculia, um-em-um sessões com um tutor especial é essencial. Conceitos básicos precisam ser ensinados ao ritmo da criança e de maneiras que são mais fáceis para ele / ela para entender. À medida que as necessidades de cada criança são diferentes, eles terão de ser dada atenção exclusiva. Uma vez que os princípios são claros, não há muita necessidade de tais sessões. De facto, as interacções do grupo irá então ser mais benéfico. Ajuda dos pares e aprendizagem em grupo irá aumentar a confiança da criança.

Tempo Computador: Faça o uso dos recursos de aprendizagem de matemática vários para crianças com discalculia, disponível na Internet. Um monte de recursos de ensino também estão disponíveis na forma de software e CDs. Isso torna o aprendizado agradável e muito eficaz. Você vai encontrar as crianças esperando ansiosamente o próximo tempo de computador ".

Como os pais podem ajudar crianças com discalculia

Tendo discalculia não fazer uma criança idiota. A maioria das crianças com discalculia tem um QI médio ou acima da média. Eles só precisam de ajuda de um pouco mais em matemática do que as crianças normais. Certas coisas que os pais podem fazer são dadas abaixo.

* Incentivar: elevar o moral de seu filho e mostrar confiança genuína. Seu filho é mais propensos a acreditar em si mesmo / ela mesma se o fizer. Tenha cuidado para não exagerar e definir metas impossíveis que vai sair pela culatra se não for alcançado.

* Apoio: Deixe o seu filho saber que você está lá. Não deixar de lado as suas preocupações ou preocupações. Preste atenção ao que ele / ela diz e, juntos, resolver o problema. Obtenha ajuda de um tutor especial, se necessário.

* Comunique-se: É importante ter diálogos honestos e não apenas com o seu filho, mas também com professores, tutores e, se possível, com os pais de outras crianças que lutam com discalculia. Estratégias de Câmbio, observe os progressos realizados e ver se há alguma margem para melhorias. Isto irá reduzir o estresse e também incentivá-lo.

Seja inovador: Defina suas rodas criativas no trabalho e tornar a aprendizagem interessante e divertida, em vez de pesado e mundano. Não use as mesmas estratégias de ensino e outra vez.

Seja flexível: Ensine seu filho a seu / sua ritmo, não o seu. Não há problema em interromper uma programação já definida, se é benéfico para a aprendizagem do seu filho. É compreensível que você não vai querer desperdiçar o tempo todo, recursos e energia que você já passou. Mas no longo prazo, será mais gratificante ver seu filho aprender do que para ver o seu plano em ação.

* Ser informado: Há muitos recursos disponíveis no mercado. Olhe para eles, mas use somente se for recomendado por um especialista ou alguém que tem conhecimento sobre o assunto. Além disso, como um pai de uma criança com discalculia, você tem muitos direitos Federal. Visite o site oficial da Aprendizagem Deficiência Associação para a América para aprender mais. Conheça os seus direitos e usá-los com prudência.

* Seja paciente: problemas de ensino de matemática para crianças com discalculia pode ser muito desgastante. Uma criança com discalculia pode levar muito tempo para algo que parece ser muito simples para você. Paciência é a chave para ensinar seu filho. Sua irritação vai levar à frustração de seu filho.

Um em cada cinco pessoas nos Estados Unidos se diz estar lutando com discalculia. Do número total, cerca de três milhões são crianças com idades entre 6 e 21. A condição é tão prevalente que a Lei Federal incluiu discalculia e outras dificuldades de aprendizagem como "dificuldade de aprendizagem específica" nas 13 categorias de deficiência nos termos da Lei por parte das 'Pessoas com Deficiência Education Act (IDEA). É interessante saber que os autores do mundo muitos famosos e premiados tem discalculia. O ponto aqui é que, enquanto discalculia é definitivamente uma dificuldade, é de forma alguma um sinal de fracasso. Utilizando estratégias inovadoras de ensino, juntamente com muita paciência e um pouco de trabalho duro vai um longo caminho na conquista discalculia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário